Inbound x Outbound Marketing: entenda já a diferença

Inbound Marketing, a publicidade de atração, e o Outbound Marketing, a publicidade de vocalização, são estratégias distintas de aproximação do público com o marketing digital. Embora usem métodos bem diferentes, essas abordagens não são excludentes.

Sim, é possível uma marca trabalhar com estratégias de inbound e de outbound ao mesmo tempo. Os esforços de comunicação são amplos e podem se somar na busca por resultados. Mas para isso é preciso entender o que são inbound e outbound, como são as campanhas, quais os resultados esperados e onde concentrar as ações de marketing.

É o que vamos explicar neste artigo. Faça uma leitura atenta e compreenda melhor os desafios envolvidos. 

Inbound e Outbound

Diferentemente do título deste artigo, não usaremos o “x” para caracterizar uma oposição dos dois métodos, e sim o “e” para explicar que inbound e outbound marketing são apenas duas formas, já consagradas, de se atingir o público-alvo de formas diferentes. 

Uma vez que as pessoas consomem informações de maneira complexa e difusa no dia a dia, faz mais sentido usar ferramentas e métodos complementares do que fazer escolhas de antemão por cada um. 

Mas isso não elimina uma análise profunda do tipo de campanha que pode ser mais eficiente para cada empresa. Nessa hora, cabe aos especialistas uma avaliação para se fazer um planejamento e definir as práticas para a execução. 

Para tanto, vamos às definições de inbound e outbound marketing:

  • Inbound marketing: consiste em uma série de ações de marketing digital que visa a ATRAIR O PÚBLICO para produtos e serviços por meio do envolvimento com conteúdo de alta relevância e em canais específicos, com o objetivo de criar um relacionamento que converta em consumo.
  • Outbound marketing: é a publicidade convencional (por meios tradicionais e/ou digitais) usando formas de vocalização de mensagens para CHAMAR A ATENÇÃO DO PÚBLICO para produtos e serviços através da ocupação de espaços de mídia, com intensidade e frequência, a fim de gerar interesse de compra nas pessoas.

Enquanto um quer envolver as pessoas no negócio usando conteúdo relevante, o outro busca impactar com a repetição das mensagens publicitárias.

Assim, por exemplo, é possível convencer gestores de eventos a contratar geradores de energia com anúncios na TV e na rede de display do Google ou por meio de um conteúdo altamente conectado com o negócio do cliente, disponibilizado em canais estratégicos como blogs e mídias sociais.

Como funcionam?

Abaixo, um quadro resumo de algumas características dos dois métodos em relação a tópicos presentes em campanhas publicitárias.

 

INBOUND

 

OUTBOUND

MÍDIAS   Inserção contextual de conteúdo nos locais virtuais frequentados pelo público  Ocupação de espaços disponíveis para performance de anúncios.
CONTEÚDO   De alto valor e interesse para o público  Chamar a atenção para marcas e produtos por seus atributos
PLATAFORMA   Internet (com ênfase em SEO e SEM)  Ênfase nos meios tradicionais de comunicação e uso da internet
PÚBLICO   Criação de comunidades e aprofundamento do relacionamento  Contexto de consumo de mídias
OBJETIVO   Captar leads qualificados  Atingir grande número de pessoas
ETHOS   Convite à participação por meio de trocas  Interrupção de atividades para chamar a atenção
RESULTADOS   Vendas e alto engajamento   Vendas

Qual o melhor método?

Temos abordado com frequência, no Blog da Tante, tópicos sobre o inbound marketing nas estratégias digitais. São diversas as formas de atrair clientes usando todo o potencial do conteúdo gerado nos canais virtuais frequentados pelas pessoas. É uma metodologia que ganha espaço nos esforços digitais de empreendimentos de todos os portes e segmentos hoje em dia. 

Em contrapartida, o outbound marketing tem uma longa história de construção da publicidade no mundo. Desconsiderar sua eficiência e sua expertise pode ser um grande erro quando produtos precisam de uma alta rotatividade de vendas.

O MELHOR MÉTODO, portanto, é aquele que responde com eficiência às necessidades do anunciante. Como já dissemos, é uma análise profunda de como agir que indicará o caminho a ser seguido.

Se você tem dúvidas e quer saber como o inbound marketing pode potencializar suas vendas ou pretende investir em publicidade online com estratégias de outbound, entre em contato conosco. Apresentaremos nosso método de trabalho para a solução dos seus problemas de publicidade digital.