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16/09/2020 Marketing de Conteúdo

Backlinks para aumentar sua audiência

Backlinks são uma das principais ferramentas do SEO, a técnica que faz os buscadores encontrarem sua página com mais facilidade. Isso por si só já explica a sua importância, mas há muito mais coisas que você precisa saber sobre eles.

Leia o nosso artigo para saber como montar sua estratégia de backlinks, conseguindo boas indexações e mais tráfego para as suas páginas.

Vamos lá!

Explicando os backlinks

Não tem mistério, backlinks são links presentes no seu site que apontam para outros sites ou páginas internas do seu domínio. Eles fazem indexação de páginas para direcionar a navegação das pessoas, ofertando conteúdos relacionados de interesse.

Se você acessa o blog de uma empresa e está lendo um artigo, possivelmente você irá encontrar backlinks no corpo do texto lhe direcionando para outros artigos ou mesmo para outras páginas, com conteúdos relacionados e de seu interesse. Como este, que mostra um artigo nosso sobre palavras-chaves no SEO.

Este link tem uma dupla função: aumentar os seus conhecimentos sobre o assunto, com temas relacionados, e ajudar no ranqueamento da página com o SEO. Assim, ele será encontrado com mais facilidade pelo Google, e outra pessoas também terão a oportunidade de leitura.

Qualidade x Quantidade

Link Building é a estratégia de backlinks para aumentar o tráfego de um site ou blog, usando essa técnica de SEO. Mas, para produzir resultados, ela precisa ser bem executada. A razão: o algoritmo do Google.

Anos atrás, o Google priorizava a quantidade para montar o seu ranking de resultados de buscas. Quantidade de palavras-chave e de backlinks era importantes para uma página aparecer nos primeiros resultados de uma busca. Mas hoje, a situação é diferente.

Com a internet semântica, os algoritmos foram atualizados, e os significados dos textos e links passam a ser interpretados e precisam estar em conformidade. Assim, os backlinks de um artigo precisam ser de temas correlatos do texto e direcionar para páginas de alta relevância. É uma forma de priorizar a qualidade em vez da quantidade.

Isso resolveu um problema sério: muitas páginas conseguiam ranquear bem no Google comprando links em páginas sem a menor conexão com o seu tema. Muitas vezes, até sites pornográficos e de conteúdo de mau gosto eram usados. Hoje, o algoritmo pune esse tipo de prática.

Como conseguir backlinks

O próprio Google recomenda: produza conteúdo inédito, de qualidade e altamente relevante para o seu público. Essa é a melhor estratégia de ranqueamento de uma página. 

O que o Google quer dizer é que naturalmente um bom conteúdo será difundido na rede. As pessoas irão compartilhá-lo e recomendá-lo, além de usar a url página como backlink. É o que fizemos logo acima com o artigo de Neil Patel sobre a atualização dos algoritmos. Ele conversa bem com o nosso texto, complementa o assunto e vai ser bom para o SEO ter a página linkada aqui. Isso gera autoridade e ajuda no ranqueamento.

Mas é possível ir além, conversando com empreendedores do segmento para construir parcerias, fazendo guest posts com links. É uma troca saudável que beneficia as duas partes. Artigos relevantes serão sempre bem-vindos nas estratégias de backlinks e você pode investir nisso para aumentar o tráfego das suas páginas.    

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