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19/07/2018 Inbound marketing

Funil de Vendas: entenda o funcionamento

O Funil de Vendas é uma das mais importantes ferramentas de ação do marketing digital. Seja qual for a metodologia adotada, o cliente passará pelos vários estágios do funil com suas dores e expectativas. A captação desses estágios é fundamental para oferecer a ele os subsídios necessários para guiar suas ações e passos até o fechamento da compra e o pós-venda.

As três etapas do funil de vendas são o Topo do Funil (ToFu), o Meio do Funil (MoFu) e Fundo do Funil (BoFu). Cada uma recebe o cliente em um estágio diferente de expectativas em direção à compra do produto, como esquematizado neste infográfico.

FATORES DE INFLUÊNCIA DO FUNIL DE VENDAS

Buscas online

Investir no marketing de busca é fundamental para conectar seus produtos ao público-alvo. Mas é preciso respeitar a jornada de compra do cliente, oferecendo conteúdos esclarecedores em todos os seus passos até a compra.

Avaliação de terceiros

Conhecido como Economia da Recomendação. Na internet, a opinião de terceiros importa muito, por isso as marcas têm investido no rankeamento dos seus produtos a partir da opinião dos clientes.

Engajamento

Leads e clientes não são apenas observadores, eles procuram participar da existência e do discurso dos seus produtos favoritos na internet.

Social Media

Não existe jornada do cliente que não passe pelas mídias sociais e a coleta de informações nas plataformas de relacionamento. O cliente jamais está sozinho em sua jornada de compra.

Complexidade do funil de vendas

É preciso considerar que nem todo visitante de um site está no mesmo estágio da jornada de compra. Alguns podem chegar já decididos logo no primeiro acesso, outros acabaram de descobrir que têm um problema. Ou seja, é preciso olhar para o cliente e compreendê-lo para oferecer o produto para a venda no momento mais adequado, lá no fundo do funil de vendas.

Embora pareça um movimento linear, a jornada do cliente pelo funil pode variar muito. A procura por uma solução simples pode tirá-lo do meio do funil (MoFu)— quando já considera soluções – e jogá-lo de volta ao topo do funil (ToFu), onde há mais dúvidas do que certezas. Isso é bem normal, é só preciso estar preparado para a situação e utilizar as ferramentas adequadas para retrabalhar a venda de acordo com as dores da persona.

Como o nome funil de vendas sugere, a quantidade de pessoas que passa pelo gargalo vai de um grande volume para um pequeno. Dessa forma, de uma vasta audiência, apenas uma pequena parte é convertida em compradores do produto. É uma boa perspectiva para que um empreendedor não se iluda com números, mas busque sempre o máximo de conversão de visitantes em compradores.

A boa estruturação das ações de marketing digital nas etapas do funil de vendas é o que se espera de uma estratégia de marketing digital que gere resultados significativos.
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