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29/11/2018 Marketing de Conteúdo

Hashtags: dicas para elevar o seu engajamento

O uso de hashtags já é consagrado nas mídias sociais. Conteúdos profissionais e amadores costumam vir acompanhados do sinal # e um palavra que bem represente o tema ali tratado. E não há plataforma que não aceite as hashtags.

Isso não quer dizer que seu uso seja apenas espontâneo. Pelo contrário. Cada vez mais as hashtags têm sido usadas como forma de elevar o engajamento do público e distribuir o conteúdo por um número maior de pessoas. É um trabalho cada vez mais profissional.

Neste artigo, vamos mostrar as principais utilidades de uma hashtag e dar dicas valiosas para otimizar o seu uso nas estratégias de mídias sociais.

Planejando as hashtags

Podemos definir as hashtags como etiquetas usadas para organizar os conteúdos publicados nas plataformas de mídias sociais. Porém, elas não são uma categorização exclusiva de um cliente ou marca. Mas tags públicas que encaminham pessoas a conteúdos similares dentro de um mesmo tema.

Assim, a hashtag #marketingdigital pode ser usada por empresas diferentes para direcionar seu conteúdo e figurar em uma listagem de concorrentes, trabalhando o mesmo nicho de mercado. Se for usado por uma agência digital, é um claro delineamento do negócio perante o público.

Isso tudo é feito de maneira planejada, focando em termos-chave que conduzam para uma categoria, abranjam as diversas experiências do público e criem uma nuvem de conceitos trabalhados pela marca. Dentro desse planejamento de hashtags, há funções a serem cumpridas e boas práticas para extrair o melhor delas.

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Utilidades das hashtags

Abaixo, as formas que uma hashtag pode contribuir para os objetivos do conteúdo em um planejamento de comunicação digital.

  • Ganhar seguidores – as pessoas clicam nas hashtags para explorar os conteúdos e buscar referências. Seguidores podem ser conquistados se uma empresa ou marca posicionar bem seu conteúdo a partir de hashtags populares.
  • Criar promoções – é possível criar a hashtag exclusiva de uma ação promocional e, a partir dela, ver o público engajado e selecionar os participantes da ação.
  • Vender um produto – a tag de um produto é interesse apenas da empresa que o comercializa. Por meio dela, os clientes podem chegar a mais informações e serem encaminhados para a compra.
  • Divulgar um conceito – elas são eficientes também para inserir conceitos de campanha nas mídias sociais. Grandes empresas incorporam os conceitos trabalhados na publicidade em hashtags.
  • Agrupar conteúdos – uma produção contínua de conteúdo pode ser organizada nas mídias sociais e acessada pelo público que tenha interesse no tema. Planejar as hashtags de cada postagem é fundamental.
  • Discutir um tema relevante – empresas e marcas podem participar de discussões ou abraçar uma causa usando hashtags para tornar público o seu posicionamento, tendo seu conteúdo acessado por meio delas.

Dicas para melhor aproveitar

Para fazer o melhor uso das tags, é importante seguir os passos abaixo.

  • Utilize perfil público – o alcance de uma publicação é melhorado quando ela é pública, atingido um público geral e muito maior do que o de um círculo fechado de seguidores.
  • Selecione palavras-chave – os termos utilizados em uma hashtag devem ser bem pensados e trabalhados. O intuito é fazer parte de uma grande comunidade de uso da tag, e não ter um para uso exclusivo.
  • Pesquise hashtags – há diversas ferramentas que ajudam a encontrar as tags do momento, as que trazem mais público e dão maior visibilidade a quem as usa.
  • Use hashtags populares – para participar da produção e do consumo do conteúdo que as pessoas mais se engajam nas mídias sociais.
  • Diferencie plataformas – cada mídia social tem sua forma de uso e consumo de informações, assim como suas tags mais populares. Analisar, entender e usar conforme cada um é um passo para otimizar o uso das hashtags em cada meio.

O que parece uma palavrinha despretensiosa acompanhada de um conteúdo publicado em uma mídia social é na verdade um termo estratégico de difusão de um post pela plataforma. Esse entendimento, alinhado com as boas práticas, são a garantia do sucesso do uso de hashtags em uma campanha digital.

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