Talvez seja comum um cliente desavisado ficar surpreso ao ser incentivado a trabalhar com e-mail marketing em sua estratégia digital. Não se pode culpá-lo. Afinal, o e-mail como ferramenta de comunicação já passou por muitos altos e baixos.
O e-mail já foi, no início da internet, a principal ferramenta de comunicação das pessoas com seus pares e com o mundo lá fora. Seu potencial, contudo, foi abafado pelo mau uso como estratégia de marketing. Dezenas de spams lotando a caixa de entrada, newsletters recebidas sem serem requisitadas, compra e venda de mailing, tudo isso contribuiu para uma má fama do e-mail marketing.
Houve uma rejeição completa a essa estratégia de comunicação com o cliente até o marketing digital atual alçá-lo ao olimpo do inbound marketing.
A partir daí tudo mudou, e o e-mail marketing resgatou a credibilidade do e-mail como uma das ferramentas mais úteis para as estratégias digitais.
O e-mail marketing na atualidade
Podemos dizer que o e-mail marketing é antes de tudo uma ferramenta de entrega. É através dele que entregamos as informações que os nossos leads desejam e solicitaram.
Mas é também uma ferramenta de contato, pois a partir do momento que o cliente preenche seus dados permitindo o recebimento de e-mail marketing, estamos autorizados a ficar em contato permanente com ele.
Tudo isso só é possível porque há a permissão explícita das pessoas para receberem as mensagens das empresas em suas caixas de entrada. De invasão ao marketing de permissão, esse foi ponto de virada do e-mail nas estratégias digitais.
Motivos para usar o e-mail na sua comunicação
E por que uma empresa deve fazer hoje em dia campanhas de e-mail marketing? Veja abaixo algumas vantagens e desvantagens dessa tática. Lembrando que o marketing digital usa o e-mail como uma ferramenta de personalização da comunicação associada a outras formas de acompanhamento do cliente
Vantagens do e-mail marketing:
- boa relação custo x benefício;
- possibilita a comunicação direta do público-alvo com o conteúdo certo;
- geração de visitas ao blog e ao site da empresa;
- atração de audiência para as mídias sociais da empresa;
- aumento da taxa de conversão.
Desvantagens do e-mail marketing:
- se usado sem equilíbrio, pode saturar o consumidor;
- autorizar receber e-mails não significa que o consumidor vai abrir e ler todos;
- mesmo tendo autorizado o recebimento de e-mails, por vezes há o medo de vírus;
- qualquer falha no e-mail em relação a conteúdo e links pode comprometer negativamente a
empresa.
Como usar o e-mail marketing a seu favor
Você já sabe a finalidade do e-mail marketing, algumas vantagens e desvantagens e a importância, agora vamos ao uso em si desta ferramenta de alto potencial.
A primeira coisa é saber que o conteúdo é a peça-chave da comunicação. Então é preciso enviar e-mails com conteúdo relevante e que atenda às expectativas do cliente.
Em seguida pesquisar e contratar um bom software de administração de e-mail marketing. Utilizar essa estratégia de forma manual não é viável e compromete os resultados. Tanto para disparo quanto para monitoramento e resultados, a automação acelera e traz praticidade para a tática.
Jamais use lista de e-mails pronta e paga. Tenha paciência e construa sua própria lista, usando o marketing de atração. Além da comunicação personalizada, seu próprio mailing evita confundir seu e-mail com spam e os resultados são mais certos.
Tenha em mente que mais que capturar a atenção e o contato do cliente, o e-mail marketing também funciona para retê-lo. Mantenha-se sempre em contato oferecendo novas e valiosas informações para os seus leads.
Por fim, estabeleça um planejamento de envio e conteúdo para não se tornar invasivo e acabar sendo bloqueado. As pessoas querem informações, novidades e oportunidades, mas na medida certa.
Campanhas de e-mail marketing são mais do que envios de newsletters, são estratégicas e necessitam de planejamento e foco. A dica é deixar uma agência especializada cuidar do seu e-mail marketing enquanto você se preocupa com a atividade-fim do seu negócio.
Se você compreendeu todo o potencial do e-mail marketing nas estratégias digitais, assine a nossa newsletter e veja como funciona na prática.