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Campanha para a Black Friday já é uma realidade para os varejistas brasileiros. O mês de novembro já incorporou ao calendário de vendas as superpromoções do pós-feriado americano. Portanto, são 24h fundamentais para o faturamento dos comerciantes on e offline.

Mas para faturar, é preciso planejar. Existe uma grande demanda natural para a data, porém a concorrência é do mesmo tamanho. E só tem vendas expressivas quem planeja uma campanha digital para o período.

Neste artigo, elencamos os principais direcionamentos para se obter sucesso de vendas em uma campanha para a Black Friday. Acompanhe o nosso raciocínio.

Foco nas ofertas

Black Friday é promoção de vendas pura. Ou seja: o foco é no preço. As pessoas estão atrás de ofertas com preços espetaculares. Não é o momento de apresentar o produto, mostrar seu uso ou trabalhar marca. Uma oferta imbatível e sensacional deve ser criada para dar vazão às expectativas do público.

Todo o material gráfico produzido assim como palavras-chave e direcionamento da campanha online devem ser focados no produto e no seu valor promocional. Isso garante que os consumidores vão encontrar o que procuram na última sexta-feira de novembro.

Redes sociais ativas

Durante uma campanha para a Black Friday, é muito recomendado ativar o poder da rede. As pessoas estão no aguardo das ofertas e são influenciadoras da própria rede. O potencial de viralização aumenta muito neste período.

Dessa forma, é recomendado fazer um calendário de postagens que anteceda a data da Black Friday para manter o público ativo e na expectativa. E usando todas as mídias sociais possíveis, para atingir um público amplo. Cabe também fazer monitoramento, promover o engajamento e mediar as conversas com o público.

A hora do marketing de busca

Por ser uma data aquecida para o comércio, a concorrência joga pesado para conquistar clientes. E concorrência é um dos fundamentos das campanhas online. Esta é a hora de investir em campanhas no Google, afinal é dele que vem boa parte do tráfego e das oportunidades de vendas.

Separe uma verba maior para o período que antecede a Black Friday e um valor para ser investido nas 24h do dia da campanha. Investido no Ads, você faz do Google seu aliado nos esforços de venda, trazendo clientes para o seu e-commerce e landing pages. Toda campanha para a Black Friday precisa de investimentos em remarketing e marketing de busca.

Nutrição de leads no período

Uma campanha para a Black Friday não pode se restringir ao dia do evento. O público precisa ser estimulado a conhecer as ofertas e o que esperar do tão aguardado dia. A nutrição dos leads também está na base das ações de sucesso.

O e-mail marketing é uma ferramenta que tem seu uso acentuado nesta fase da campanha. A programação periódica de envio de newsletters, e-mails e teasers mantém o público informado e em estado de alerta, prontos para receber o comando final no dia da Black Friday. Um lead bem nutrido é um consumidor consciente da oferta e pronto para efetuar uma compra.

Uso de múltiplas ferramentas

Neste ponto, utilizamos todo o potencial do marketing digital para uma campanha da Black Friday. Um planejamento bem elaborado deve integrar todas as ferramentas disponíveis nos esforços de venda do período.

Campanhas de e-mail marketing se aliam ao marketing de conteúdo, que são integradas a links patrocinados e redes de display e se juntam, por fim, às mídias sociais. Esse é apenas um pacote básico de ferramentas que pode ser ativado. Existem muitas formas de se atingir o público consumidor, abrir mão de alguma dela é um erro estratégico.

A Black Friday é uma particularidade do varejo online, que traz um período muito curto com vendas bem acentuadas. Essa data não pode ser tratada como mais uma no calendário. Ela pede ações específicas em uma campanha digital, fundamentais para o sucesso  do evento.

E seu negócio? Está pronto para a próxima Black Friday? Entre em contato conosco para fazermos a melhor campanha para você.