Como ser visto em um mundo repleto de informações e concorrentes oferecendo o mesmo serviço que você? Atualmente, não basta apenas ter um website com um belo design. É essencial que os negócios se adaptem as práticas do Google para aparecer nos primeiros resultados das buscas dos potenciais clientes.
SEO e SEM são duas práticas muito utilizadas no marketing digital. Elas tem como objetivo a otimização de sites para que ele sejam achados mais facilmente pelos consumidores no ambiente online. Para entender a diferença entre essas duas nomenclaturas, é importante saber o conceito de cada uma.
O que é SEM?
SEM, ou Search Engine Marketing, é um conjunto de técnicas que visa aumentar a visibilidade do site nos resultados de busca. Ao adotar táticas de otimização, seu negócio pode aparecer nas primeiras posições e obter mais visitas de forma orgânica, através do SEO, ou paga, através de anúncios.
Uma das principais estratégias de SEM é a compra de palavras chaves e anúncios em ferramentas de busca como Google e Bing. Utilizar links patrocinados é uma ótima forma de gerar tráfego para o site de forma rápida e alcançar objetivos de curto prazo. Dessa forma, o anúncio pode aparecer para quem estiver buscando pelas palavras chaves listadas e o anunciante só paga pelo clique, ou seja, por quem realmente se interessar na oferta.
O que é SEO?
SEO, ou Search Engine Optimization, é um conjunto de estratégias que geram relevância para o site de forma orgânica, ou seja, sem precisar pagar pelas primeiras posições nos buscadores. As ações podem ser On-Page ou Off-Page.
Os procedimentos On-Page estão relacionados a todas as operações realizadas dentro do site como, por exemplo, incorporar as melhores palavras chaves no código ou garantir uma boa navegabilidade do usuário. Já as ações Off-Page tem o objetivo de conseguir backlinks, ou seja, fazer com que outros sites relevantes no segmento direcionem algum link para o seu site.
Principal diferença entre SEO x SEM
Apesar de muitas pessoas se referirem ao SEM como uma tática relacionada apenas à publicidade paga, ela funciona como um guarda chuva para o marketing de otimizações de buscadores. Ela engloba técnicas para obter os melhores resultados nas buscas pagas e orgânicas, portanto, o SEO faz parte da estratégia de SEM.
Como é possível perceber, SEO e SEM trabalham em conjunto. Para conquistar os resultados ideais, é essencial utilizar uma estratégia completa de SEM. Aliar buscas pagas e buscas orgânicas é extremamente importantes para gerar relevância e inserir sua empresa nas melhores posições de buscas a curto e longo prazo.