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18/12/2018 Marketing digital

WhatsApp Business: entenda como funciona

O aplicativo de mensagens instantâneas mais popular no Brasil já possui sua versão para os negócios, o WhatsApp Business. Ele é a forma encontrada pelo app de fornecer uma estrutura mais profissional para seus usuários empreendedores.

O uso de mensagens instantâneas para facilitar a comunicação é algo que as empresas precisam inserir no seu portfólio de ações. Afinal, os smartphones estão nas mãos de cada vez mais pessoas, democratizando a comunicação e facilitando o entendimento entre as partes.

A criação do WhatsApp Business é um passo nessa direção, e as empresas que buscam a aprimorar seus relacionamentos e vendas  precisam se adaptar a essas novas ferramentas. Vamos entender um pouco mais sobre este aplicativo.

O WhatsApp Business

O WhatsApp é o maior aplicativo de envio de mensagens instantâneas do mundo. Um bilhão de pessoas o usam diariamente para se manter conectado a amigos, familiares e até no trabalho. E já não é novidade que muitas pessoas o inseriram nos seus negócios e até conseguiram empreender com ele.

A tendência de uso das mensagens instantâneas para fazer negócios e promover vendas ganhou esse aliado, o WhatsApp Business. Mais do que um aplicativo para conversas, ele é uma porta de entrada de novos negócios disponível na palma da mão, promovendo a interação com clientes, a organização das operações e uma comunicação mais fluída e controlada.

Diferentemente do perfil pessoal, o WhatsApp Business gera dados estatísticos sobre conversas, permite a automatização de respostas e a organização das informações com o uso de etiquetas. São muitos os recursos que ele agrega para facilitar a comunicação com o mercado e fomentar negociações e vendas por meio de mensagens.

Como instalar o aplicativo

Não é preciso que o usuário baixe uma outra versão do WhatsApp para interagir com o app; para ele, nada muda. O contato comercial é que vai aparecer na sua lista de contatos do aplicativo marcado como uma empresa.

Apenas a empresa é quem vai baixar a versão Business do WhatsApp, preencher seus dados e fazer a sincronização das contas, podendo inclusive utilizar um número de telefone fixo e a versão desktop do aplicativo. A partir daí, é só utilizar das funcionalidades do aplicativo para movimentar o mercado e, principalmente, atender de forma mais profissional os clientes.

Funcionalidade do WhatsApp Business

Conta verificada: com a verificação de conta, os clientes que entrarem em contato terão a certeza de que estão falando com um representante da empresa, dando segurança de que estão em um canal oficial. Ele vai visualizar todos os dados da empresa facilmente.

  • Etiquetas: com a criação de tags, você pode organizar os clientes de acordo com suas demandas. Essa classificação vai variar de acordo com o empreendimento, mas pode ser usada para separar clientes em atendimento, os com pendências, os de vendas selecionadas ou aqueles que merecem receber uma comunicação especial periodicamente.
  • Respostas rápidas: é possível criar atalhos para textos padrões e agilizar o atendimento. Com o uso do atalho \bomdia, o app automaticamente envia sua mensagem de boas-vindas previamente escrita.
  • Estatísticas: neste ponto, o WhatsApp Business resolve um gargalo da versão pessoal do app. Ele produz os números de envio, entrega, recebimento e leitura das mensagens, ajudando a perceber a eficácia dos esforços de comunicação.
  • Mensagens automáticas: em horários de não funcionamento, o aplicativo responde de forma automática aos clientes que entrarem em contato, exibindo um texto previamente escrito. É possível também automatizar uma mensagem de boas-vindas para o primeiro contato.
  • Status: o stories do WhatsApp se mantém na versão Business, se transformando em uma vitrine de promoção  de vendas por meio de mensagens, fotografias e vídeos.

Essas funcionalidades devem ser usadas, por sua vez, de forma consciente. Uma política de boas práticas é necessária para transformar o WhatsApp Business em uma plataforma legítima de negócios, evitando ser visto pelos clientes como uma invasão de privacidade.

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Postado por:
Flávia da Fonte