Parece óbvio que todas as empresas precisam estar na internet hoje em dia. Não há dúvidas do potencial da rede para fazer bons negócios. Mas você sabe por quê?
A transformação digital das empresas e a cultura digital das pessoas se unem para fazer do ambiente virtual uma excelente plataforma para a performance dos negócios. Mais do que apenas estar conectado, é necessário entender o que a internet pode fazer pelo seu negócio.
Elencamos 3 grande motivos para a sua empresa estar no meio digital e extrair dele todo o potencial comercial, de mídia e de relacionamento. Boa leitura.
1. Conectar sua empresa a 70% dos brasileiros
São 126,9 milhões de pessoas no Brasil que têm de alguma forma acesso à internet. Este dado é da pesquisa TIC Domicílios (Cetic), divulgado em 2019. O cenário é de crescimento, tanto nos centros urbanos e quanto nas zonas rurais. Também cresce o uso da internet nas classes D e E.
Como esses números podem representar uma vantagem para a sua empresa? Conectar significa mudar de hábito e se inserir na economia digital, abrindo frente para a atuação online de um número cada vez maior de empresas. É o que revelam dados da mesma pesquisa:
- 97% acessam pelo celular – o que mostra que podem fazer negócios online e ser impactado pelo marketing digital a qualquer momento.
- 43,7 milhões de pessoas compraram pelo menos uma vez na internet – o comércio eletrônico é uma das tendências mais fortes na transformação digital.
- 12% já pedem comida por aplicativos – já se inicia um novo hábito de ligação das empresas com o mercado por meio de aplicativos de intermediação.
Certamente, a mudança de postura do brasileiro em relação ao digital se cruza com algum aspecto do seu negócio para gerar oportunidades.
2. Não limitar o funcionamento da empresa
A internet não fecha. Seu cliente tem acesso ao seu produto ou serviço ou mesmo a informações 24h por dia durante toda a semana. Isso dinamiza a relação da empresa com o usuário, que pode escolher como e quando entrar em contato e fazer negócio.
Com a automação de marketing, boa parte do negócio pode funcionar sozinho, como na estratégia de inbound marketing. Veja alguns exemplos:
- Fluxo de automação de campanhas segmentadas, fazendo a máquina trabalhar sozinha de forma personalizada.
- Venda de produtos 24h por dia.
- Propaganda programada para plataformas e horários específicos.
A internet é um lugar em que sua empresa está sempre aberta esperando clientes chegarem.
3. Otimizar os seus processos
Muitos processos burocráticos do mundo offline podem migrar para a internet e ganhar muito em agilidade e segurança. Serviços como o de atendimento direto ao cliente (SAC) podem ser feitos por chats, boletos de pagamento podem ser gerados em sites, intranets e sistemas têm o potencial de agrupar informações importantes de clientes, como endereço e histórico de compras e tantos outros tipos de dados sensíveis.
As operações da sua empresa otimizadas na internet podem trazer os seguintes benefícios:
- Melhora a relação com clientes – que se sentem mais bem atendidos, participando do negócio e com canais de relacionamentos abertos e funcionais.
- Diminui custos operacionais – ao centralizar operações na internet, diminui a necessidade de espaço físico, insumos, mão de obra e também o custo do retrabalho associado a processos ineficientes.
- Aumenta a presença online – gera uma conexão maior com o público e confiança na cultura digital.
- Possibilita novos negócios – através de reuniões por vídeo para prospecção e assinatura de contratos por meio digital.
Não é de hoje que cresce a necessidade de as empresas estarem conectadas e ocuparem espaços que o público frequenta. A transformação digital é uma tendência e uma realidade.
Para você se convencer e complementar seus conhecimentos, recomendamos a leitura do artigo “Marketing Digital: 8 perguntas respondidas de forma objetiva”, que está disponível no nosso blog.
Sua empresa só tem a ganhar entrado de cabeça na internet e no marketing digital. Isso tudo pode ser feito de forma planejada e gradual, indo além do senso comum e trazendo resultados concretos e mensuráveis.
Quer saber como? Entre em contato com a gente para conversarmos sobre a melhor estratégia digital para o seu negócio.