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A partir dos anos 1990, as marcas ganharam relevância no cenário do marketing. O branding, traduzido como gestão de marcas, passou a comandar os esforços de comunicação de muitas empresas. Nesta mesma época, a internet inicia sua jornada e acaba por transformar nossas relações pessoais e, porque não, nossa afinidade com empresas e produtos.

Essa história continua agora com o branding demandando do marketing digital novas formas de alcançar o público e promover a desejada interação. Tudo isso para criar e difundir valores de marca por meio do ambiente virtual.

Continue a leitura e entenda os benefícios do marketing digital em uma estratégia de branding.

Branding: a importância da gestão de marcas

Com o ponto de virada das marcas nas últimas décadas, o branding se tornou uma das ferramentas de comunicação mais valorizadas para as empresas alcançarem seus objetivos de mercado. Conseguir o top of mind em uma categoria é uma meta que garante o reconhecimento da marca e o consequente aumento de vendas.

Com a percepção de que a marca é este instrumento de propagação de produtos e geração de negócios, os investimentos em branding se multiplicaram, assim como foram criadas estratégias on e off line. O patrocínio de eventos esportivos e culturais, a idealização de eventos próprios, o apoio a iniciativas sociais e a própria propaganda institucional se somam no intuito de tornar uma marca um ativo valorizado de uma corporação.

No ambiente digital, são muitas as táticas possíveis, abrindo um espaço mais interativo e repleto de alternativas para ações de branding.

Marketing digital e branding

Se o marketing digital é uma realidade das ações de comunicação das empresas, o branding é um dos grandes beneficiários dessa ferramenta. A revolução das comunicações propiciadas pela internet atingiu o mundo do marketing de forma muito positiva. Hoje, uma marca que pretenda se fortalecer e gerar para si benefícios mercadológicos precisa ingressar no mundo digital com força e de forma planejada.

O marketing digital pode contribuir para o branding de forma ampla e inovadora. A todo momento, têm surgido no ambiente digital novas plataformas e, tão importante quanto, novos comportamentos das pessoas. Esse cenário dinâmico dá ao marketing digital a oportunidade de se conectar ao público de diferentes formas e em diferentes locais.

Nesse sentido, o marketing digital deve investir em três pontos básicos para criar uma aproximação e um relacionamento entre marcas e pessoas, dentro das boas práticas de branding.

Engajamento

Se no mundo off line é difícil e caro promover a conexão do público com as empresas, na internet essa aproximação acontece de forma natural. Isso é possível porque internautas têm controle sobre a navegação e escolhem o que ver e de que forma querem interagir com o conteúdo. Além disso, eles têm voz, podem se manifestar, o que é algo muito pouco estimulado nos meios de comunicação tradicional.

A palavra de ordem é engajamento. O marketing digital tenta ao máximo estimular a conversa do público com a marca. Não basta expor o logotipo, mas fazer as pessoas falarem dela, darem sua opinião e se somarem à tática de difusão de seus valores espontaneamente. Para tanto, as mídias sociais são a plataforma ideal para captar a voz do público e estimular o engajamento com a marca.

Conteúdo próprio

Pessoas acessam a internet em busca de conteúdo. Procuram algo para se entreter, se informar, resolver problemas e se comunicar. Uma marca pode ser provedora de tudo isso em uma estratégia de branding bem estruturada.

Ao oferecer conteúdos próprios, de qualidade e de interesse do público na internet, empresas geram uma percepção positiva do público-alvo e o envolve no seu negócio. O vídeo é a plataforma da vez, mas o conteúdo pode estar presente em sites, blogs, nas mídias sociais, em podcasts, e-books, materiais interativos, newsletters e em diversos outros formatos.

Múltiplas plataformas

O início de toda boa campanha de marketing digital é o fortalecimento da presença digital. Uma marca só é forte se acompanhar as pessoas em todas os locais que elas frequentam. Por isso, é importante estar em diversas plataformas de forma efetiva e extraindo o potencial de cada uma.

Isso gera um maior alcance da marca, que se torna capaz de influenciar o público por meio de vários canais. Dessa forma, temos a garantia de uma boa exposição visual e textual e o cumprimento das pautas do branding.

Marketing digital e branding sempre têm o que conversar. Quem pretende prosperar na internet tem muito a se beneficiar das táticas digitais.

E sua marca? Tem uma presença digital forte? Entre em contato conosco para conversarmos sobre a melhor estratégia digital para promovê-la.

Postado por:
Flávia da Fonte