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Povoar os canais da internet com conteúdo relevante para o público-alvo é o que faz o marketing de conteúdo para gerar benefícios para as marcas. O desafio, por sua vez, é dar visibilidade a esses textos, vídeos, imagens, infográficos, e-books, planilhas e tantos outros formatos para o consumo de informação.

Um dos esforços para aumentar o alcance é o uso de mídia paga, um investimento para promover o conteúdo e fazê-lo chegar ao público certo, com um volume considerável. 

Neste artigo, vamos entender mais como a mídia paga pode potencializar uma estratégia de conteúdo e como você deve usá-la. Vamos à leitura?

Mídia paga x SEO

É certo que o marketing de conteúdo visa a gerar um grande volume de tráfego por meio das técnicas de SEO. Trabalhar com a lógica do mecanismos de busca pode fazer um site, blog ou landing page serem encontrados com facilidade por muitas pessoas. Mas o SEO não precisa ser a ferramenta exclusiva da estratégia de conteúdo.

Investir no impulsionamento pode ser a maneira mais eficiente de se alcançar resultados com rapidez. Esta é, inclusive, a proposta dos mecanismos de publicidade digital de plataformas como o Google, o Facebook e o Instagram. Na proposta do inbound marketing, por exemplo, é importante trabalhar com o que há de disponível para buscar os resultados e objetivos propostos.

Os resultados orgânicos produzidos pelo SEO geralmente vêm no médio e longo prazos. Já o uso de mídia paga pode aumentar o alcance de forma acelerada, captando leads e gerando brand awareness com mais rapidez e efetividade.

Não há contradição entrem mídia paga e SEO. Ambos têm suas potencialidades e juntos podem fazer muito bem às estratégias de conteúdo de empresas de qualquer segmento. Você pode entender mais sobre o tema neste nosso artigo sobre SEO e SEM.

Trabalhando com mídia paga

Um dos modelos de negócios mais tradicionais das aplicações da internet é o de publicidade online. Praticamente em qualquer ambiente digital há espaço para a criação de anúncios. Aliás, os grandes players do mercado digital faturam bilhões por ano com uma grande variedade de espaços publicitários ofertado no mercado.

Isso não quer dizer que qualquer plataforma serve para todos os negócios. Para que o conteúdo relevante criado por uma marca encontre o público certo e com grande volume, é necessário segmentar, focar na persona, ir em busca das palavras-chaves mais relevantes e escolher bem onde aplicar a verba. É possível fazer publicidade em jogos digitais, dentro de aplicativos, no Youtube e em tantas outras mídias sociais. 

Vamos focar em três formas de mídia paga que são utilizadas com frequência nas estratégias digitais.

  • Links patrocinados – participar do leilão de palavras-chave nos buscadores tem o poder de render um alto tráfego a partir dos resultados das buscas. O Google distribui boa parte do tráfego da internet mundial, e pagar para exibir seu link ao lado de resultados orgânicos é uma das formas mais eficientes de ser encontrado. É um desafio constante de acompanhar o interesse da persona e entregar-lhe o conteúdo de forma mais efetiva. 
  • Facebook e Instagram – As mais populares mídias sociais têm também uma variedade grande de formatos de anúncios para impactar o público. São anúncios em vídeo e imagem, usando texto, em formato carrossel, nos stories, etc. As mídias sociais possibilitam o redirecionamento de tráfego para sites e blogs, contribuindo para o aumento da audiência.
  • Blogs e Portais Se a marca encontrar seu nicho, pode usar a publicidade paga em portais e blogs frequentados por sua persona. Eles oferecem alta visibilidade de mídia para um público específico, com alto potencial de engajamento. 

São diversas as possibilidades de uso de mídia paga nas estratégias de conteúdo digital. O importante é ter a clareza de que tudo precisa ser bem conectado por meio de um planejamento, com objetivos claros e um fluxo de ações que levem aos resultados esperados. A maneira mais segura de aproveitar esse potencial é contar com profissionais especializados e experientes de agências de marketing digital.

Se é o que você busca para a estratégia digital da sua empresa, entre em contato conosco para uma visita.