A internet trouxe muitas oportunidades para pequenas e médias empresas. Uma delas foi a oportunidade de fazer parte do mundo da comunicação, com muito mais possibilidades. Anunciar, que antes era um grande desafio devido aos custos, agora se tornou possível e muito mais atraente com o marketing digital.
Mas a grande novidade foi a presença nas mídias sociais. Estar no mesmo local virtual com o público consumidor passou a ser uma obrigação de pequenas e médias empresas em busca de vendas e oportunidades de mercado.
É preciso entender, contudo, que não basta estar nas mídias sociais. Ter um perfil é apenas o início de uma jornada que precisa respeitar alguns conceitos básicos. Vamos a eles.
Presença digital
Talvez a primeira dúvida com que o empreendedor se depare ao aderir ao marketing digital seja: que plataformas utilizar? Facebook, Twitter, Instagram, linkedin e uma infinidade de sites e aplicações se mostram como possibilidades. A escolha certa pode determinar o sucesso de muitas ações.
O conceito que deve guiar é o de presença digital. É preciso estar onde o seu público está. Ter presença digital significa que sua marca ocupa espaços frequentados pelas pessoas que se interessam pelo seu produto ou serviço. Logo, a escolha de plataformas em que seus consumidores mais estejam engajados é o caminho mais seguro.
A dica que damos é escolher uma ou duas plataformas – como Facebook e Blog por exemplo – para construir a estratégia digital, usando outras como apoio. Aí cabe avaliar aquelas que oferecem as melhores métricas e o maior potencial para o seu negócio.
Atuação padronizada
A presença digital deve ser acompanhada de uma atuação constante e padronizada nas plataformas escolhidas. O público deve enxergar uma unidade na comunicação das empresas em todos os lugares que ela ocupa.
Mas cuidado. Não se trata de se autoplagiar em cada mídia social, e sim construir um conteúdo adequado para ser consumido nela, na altura da expectativa do público-alvo.
Por isso, recomenda-se que pequenas e médias empresas também procurem profissionais especializados. Agências de marketing digital atendem a clientes de todos os portes, criando estratégias adequadas às necessidades dos clientes e dentro do seu orçamento.
Produção de Conteúdo
Se marcar presença nas mídias digitais é uma oportunidade para pequenas e médias empresas, produzir conteúdo é a obrigação. Para fazer bom uso das mídias sociais no seu negócio, é fundamental ter um conteúdo de interesse do público e que sirva de meio para o seu engajamento.
Cada plataforma vai comportar um ou vários tipos de conteúdo diferente. É preciso mapear e criar oportunidades de alcançar as pessoas, oferecendo aquilo de que elas precisam ao acessar a internet.
Por exemplo, um usuário que procura saber mais informações sobre marketing digital para pequenas e médias empresas pode se deparar com este artigo sobre o tema. Logo, se você está nesta posição, está entendendo como o conteúdo é importante para a estratégia de comunicação.
Promoção do engajamento
As mídias sociais inauguraram uma nova era na comunicação: a da participação. Não é mais possível difundir mensagens e esperar uma atitude passiva do público. A era da comunicação monológica ficou para trás. O que temos hoje é o engajamento como a moeda de troca do marketing digital.
Engajar o público é fazê-lo parte ativa dos seus esforços de comunicação. Não importa se são pequenas e médias empresas, as pessoas sempre estarão dispostas a dar suas opiniões sobre os temas e se reconhecer como parte de um grupo.
Contudo, para ter um engajamento eficiente é preciso promovê-lo, criando situações e usando ferramentas que estimulem a participação. A gerência de comunidades, a oferta de conteúdo, o uso de calls to action, entre outros são formas de promover uma troca permanente e eficaz com o público e fazer uma comunicação ativa nas mídias sociais.
Marketing digital para pequenas e médias empresas
É perfeitamente possível para pequenas e médias empresas aproveitarem o que de melhor há na comunicação digital, com um custo acessível e extraindo resultados positivos. Para tanto, é preciso saber que não basta abrir perfis na plataforma e publicar uma ou outra postagem esporádica.
Só é marketing digital se existir um planejamento de comunicação, com ações específicas na busca de resultados concretos. Sim, é até possível iniciar essa trajetória sozinho e de forma artesanal, desde que os conhecimentos sejam aplicados e estejam dentro das expectativas do negócio.
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